7 asanas para o alinhamento vertebral.

“A través de la columna vertebral usted puede leer la mente.” BKS IYENGAR

 

A magnifica engenhosidade da natureza está visível no alinhamento da nossa coluna vertebral. São 24 vértebras, o sacro e o cóccix ligados entre si por discos cartilaginosos, é uma composição perfeita de elementos ativos e passivos que si alternam entre estrutura rígida(vértebras) e tecido mole(discos intervertebrais) formando equilíbrio intríseco que é auxiliado por uma diversidade enorme de articulações, músculos e ligamentos espinais.

O mais incrível é que apesar de sermos os únicos bípedes verdadeiros somos também as criaturas que tem mais estabilidade do planeta. Felizmente, a desvantagem de si ter o cranio tão pesado quanto uma bola de boliche se equilibrando no topo de todo o sistema é compensada pela vantagem de ter um cérebro que pode descobrir como fazer tudo isso funcionar de maneira eficiente, e é aí que o Yoga pode ajudar.

Hoje, trouxemos 7 posturas de Yoga que vão lhe auxiliar na manutenção e no alinhamento dessa maravilhosa obra da engenharia da natureza, que é o amago do seu corpo.

 

Yoga Mudra

Nessa postura o corpo não resiste á gravidade, que o atrai para baixo. Essa flexão é o movimento mais básico da coluna vertebral que reproduz a postura do feto, a curvatura primaria

Jathara Parivartasana

A postura possibilita um alongamento passivo de toda musculatura entre a cervical e tórax e a lombar e glúteo, principalmente sobre o grande dorsal, o esternocleidomatóideo e o glúteo máximo.

Adho Mukha Svanasana

O objectivo principal do Adho Mukha Svanasana é alongar a coluna permitindo criar espaço entre as vértebras.

Vyagrasana (postura do tigre)

Tonifique a medula espinhal com a sincronização da respiração com o movimento.

Bhidalasana (postura do gato)

Semelhante ao Vyagrasana (postura do tigre) com a facilidade de manter um estrutura mais estável.

Vrikshasana (postura da arvore)

Não é atoa que é uma das posturas mais famosas do Yoga, desenvolva um tronco forte e estável se equilibrando em um perna com variações que aumentam o senso de lateralidade.

Utkatasana (postura da cadeira)

Os músculos eretores da coluna são contraídos de maneira isométrica, desenvolvendo o habito postural do corpo ereto sem esforço.

O conselho que é transmitido corriqueiramente pelos instrutores de Hatha Yoga, deve ser levado em consideração para todos os atos cotidianos principalmente atividades físicas: A coluna vertebral é o seu maior bem material.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s