Respira…

IMG_20171119_084529420

COLUNA ERETA, RESPIRAÇÃO CORRETA

Para respirar corretamente, não basta que a respiração seja pelas narinas; é preciso deixar as costas eretas. Quando você deixa as costas curvadas, cabe menos ar dentro dos pulmões, pois você os está apertando num processo de sanfonamento.

Isso significa que, quando as costas estão eretas, você permite que os órgãos e vísceras ocupem suas posições naturais, produzindo uma respiração mais fácil e leve.

Quando as costas estão eretas e o queixo bem posicionado nem muito para cima nem para baixo você libera as vias aéreas, basta lembrar que numa respiração boca a boca tombamos a cabeça da pessoa para trás para liberar as vias. Quanto melhor posicionada a coluna e cabeça melhor se respira.

Para melhorar a respiração, na maior parte das vezes, basta que você não a prejudique. Muitos desses procedimentos visam minimizar pressões na passagem do ar, para assim melhorar a respiração.

IMG_1840
Para começar a respirar, deve antes, por a coluna ereta

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Quando respiramos numa prática de yoga, procuramos utilizar boa parte da musculatura que expande a caixa torácica: quanto mais músculos envolvidos na mesma tarefa, menos força será necessária para executar um movimento.

Do ponto de vista fisiológico, é uma grande economia de energia que pode ser usada para o sistema imunológico combater agressões externas. Existem três áreas principais que são treinadas para conseguir uma maior capacidade pulmonar; executadas conjuntamente, fazem parte da respiração completa rája pránáyáma (ou prána Kriyá) , são elas: ABDOMINAL, MÉDIA E SUBCLAVICULAR.  No nosso próximo texto, falaremos dos três tipos de respiração.

 

Fonte:

De Rose, André; 2007. Exercícios de Pranayama, São Paulo.

 

 

Um comentário em “Respira…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s