Respire melhor! JALÁNDHARA BANDHA

IMG_20171119_084545820

JALÁNDHARA BANDHA (contração do pote de água)

Jalándhara significa pote ou jarro de água, sendo por vezes traduzido como contração da garganta. Esse exercício é muito usado em algumas meditações e pránáyáma com bija mantra e em kúmbhaka (apnéia), pois pressiona sensores no pescoço que ativam a liberação de acetilcolina, uma substância que diminui o metabolismo.

Essa contração é executada quando tombamos a cabeça para frente e, sem abrir a boca nem destrincar os dentes, encoste o queixo contra o peito, exercendo uma considerável pressão na parte da frente do pescoço, na região superior da depressão jugular e estirando as costas do pescoço deixando-o bastante reto; ao mesmo tempo contraia a glote como se estivesse fazendo ujjáyí (a forma ideal de fazer é mantendo as costas eretas e logo após colocar o queixo no tórax, deve-se puxar o queixo para dentro, mantendo o tempo todo uma força contínua); língua e a garganta devem permanecer relaxadas. Ao fazer isso você sentirá uma certa tensão atrás e dos lados do pescoço. Sem este bandha, o kúmbhaka pode provocar desconforto nos olhos, ouvidos e coração. Ela também previne tonteiras causadas por rápidas mudanças no pH do sangue.

Para conseguir executar melhor esse bandha e alongar o pescoço você deve diariamente executar o vipaitakaranyásana ou o halásana que são as invertidas sobre os ombros.

 

Fonte: De Rose, André; 2007. Exercícios de Pranayama, São Paulo.

Um comentário em “Respire melhor! JALÁNDHARA BANDHA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s