Meditação

Leia também A diferença entre meditação e concentração

Uma das técnicas mais efetivas de autocontrole por meio do pensamento é a meditação. Experiências científicas demonstraram que a reação do organismo à meditação ocorre de maneira oposta à reação durante uma situação de estresse: acalma o sistema nervoso, diminui os batimentos cardíacos, abaixa a pressão arterial e reduz o ritmo respiratório. Com o corpo totalmente relaxado o meditante experiencia um estado de repouso mais reparador do que o sono.

As técnicas de meditação proporcionam o desenvolvimento de clareza mental e aumenta a eficiência física. Ao contrário do descanso convencional, onde o estado de alerta é diminuído, a meditação melhora as habilidades motoras e diminui o tempo de reação da pessoa.

A meditação aumenta a habilidade de lidar com os estresses e transtornos da vida diária. Ao invés de se sentirem desprotegidas e perseguidas as pessoas que praticam meditação experimentam níveis mais baixos de ansiedade e têm maior controle de suas vidas e menor dependência dos outros.

Alguns minutos diários de meditação pode te dar o poder de ser responsável pela própria vida e ainda capacidade de lidar melhor com as ansiedades alheias.

Aqui você encontra diversos métodos de meditação, comece hoje mesmo e a se perceber de um modo totalmente novo!