Controle da respiração

O primeiro passo importante é dominar o asana ou controlar o corpo. Em seguida o Pranayama pode ser realizado. O asana feito corretamente, é um requisito indispensável para o sucesso do Pranayama.  O asana precisa ser confortável durante o maior período de tempo possível. Com a prática regular, o domínio virá naturalmente. Você não precisa esperar para praticar Pranayama até conseguir todo o domínio sobre o asana, é possível, no decorrer do tempo adquirir perfeição em ambos. Além disso Pranayama também pode ser praticado sentando-se na cadeira ereto.

No Bhagavad-Gita, a Canção Imortal do Senhor Krishna, você encontrará uma bela descrição do assento e da pose: “Em um lugar secreto puro por si mesmo estabelecido em um assento fixo próprio, nem muito alto nem muito baixo, com tecido, com o pensamento e as funções dos sentidos controlados, firme em seu assento, ele deveria praticar Yoga para a purificação do Eu, segurando o corpo , Cabeça e pescoço eretos, firmes, olhando fixamente na ponta do nariz sem olhar ao redor “(Ch. VI-10,11 e 12).

Pranayama é o controle do Prana e das forças vitais do corpo e a regulação da respiração, é o passo mais importante. Pranayama começa com a regulação da respiração quando se tem controle sobre as correntes de vida ou força vital interna. Em outras palavras, Pranayama é o controle perfeito das correntes de vida através do controle da respiração. A respiração é manifestação externa do Prana bruto. Um hábito correto de respirar deve ser estabelecido pela prática regular de Pranayama. Em pessoas mundanas comuns, a respiração é irregular.

Se alguém controla a respiração ou Prana, a mente também é controlada. Aquele que controlou sua mente também controlou a respiração. Se um estiver suspenso, o outro também será suspenso, quando a mente e o Prana são ambos controlados, essa pessoa obtém a libertação da rodada do carma, e dos hábitos inconscientes.

Aquele que pratica Pranayama terá bom apetite, alegria, figura bonita, boa força, coragem, entusiasmo, um alto padrão de saúde, vigor e vitalidade e boa concentração de mente.

Pranayama é bastante adequado para os ocidentais também. Você pode absorver uma certa quantidade de energia ou Prana do ar atmosférico junto com cada respiração. A capacidade vital é a capacidade mostrada pela maior quantidade de ar que um homem pode inalar após a exalação mais profunda possível. Um homem faz quinze respirações em um minuto. O número total de respirações chega a 21.600 vezes por dia. Um Yogi mede o período de sua vida não pelo número de anos, mas pelo número de suas respirações.