Surya Bheda

Sente-se em uma postura confortável e ereta. Feche os olhos. Mantenha a narina esquerda fechada com os dedos minimo e anelar direito. Inspire lentamente sem fazer qualquer som, desde que você possa fazê-lo confortavelmente através da narina direita. Em seguida, feche a narina direita com o polegar direito e mantenha a respiração firmemente pressionando o queixo contra o peito (Jalandhara Bandha).  Então exale muito lentamente sem fazer nenhum som através da narina esquerda, fechando a narina direita com o polegar. Repita a OM mentalmente com fé e intenção durante a inalação, retenção e exalação. Expire depois de purificar o crânio, forçando a respiração para cima.

Para sentir os efeitos mais profundos, você terá que aumentar gradualmente o período de Kumbhaka(retenção), mantenha a atenção na profundidade da pele nos folículos pilosos (cabelos e pelos).

Este Pranayama deve repetidamente ser executado, pois purifica o cérebro e destrói os vermes intestinais e as doenças decorrentes do excesso de vento (Vayu). Ele remove os quatro tipos de males causados ​​por Vayu(vento). Cura reumatismo, rinite, cefalalgia e vários tipos de neuralgia. Os vermes encontrados nos seios frontais são removidos. Destrói a decadência, desperta Kundalini Sakti e aumenta o fogo corporal.